Subscrever a Newsletter

Conheça 5 dicas simples para o Windows 10 ter um desempenho ainda mais rápido

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Com a obrigatoriedade de estarmos em teletrabalho, importa ter o computador com o melhor desempenho e sem os problemas que muitas vezes surgem. A assistência é naturalmente mais complicada e por isso há que tomar algumas medidas simples.

Não custa ter o Windows 10 mais rápido e com o desempenho que é necessário. Por isso, hoje deixamos 5 dicas simples e rápidas de implementar, para que o seu computador fique ainda melhor e com melhor desempenho.

Windows 10 desempenho rápido utilizadores aplicações

 

Provavelmente já muitos repararam que os seus computadores vão ficando mais lentos com o passar do tempo. Esta suposta obsolescência programada é, muitas vezes culpa dos utilizadores e das apps que vai instalando ao longo do tempo. Uma simples limpeza muitas vezes resolve os maiores problemas.

 

1 – Parar as apps que consomem mais memória

 

A primeira medida que qualquer utilizador do Windows 10 deve tomar é a verificação das apps que mais memória consomem. Estas podem muitas vezes ser terminadas ou simplesmente trocadas por outras, com consumos mais adequados.

 

Windows 10 desempenho rápido utilizadores aplicações

 

Para detetar estas apps devem abrir o Gestor de Tarefas e no separador Processos ordenar pela coluna Memória. Rapidamente vão identificar as mais gulosas e que podem ser terminadas. Para isso devem carregar com o botão direito do rato e escolher a opção Terminar tarefa.

 

2 – Retirar apps desnecessárias do arranque

 

Outra opção importante está nas apps que acompanham o arranque do Windows 10. Devem limitar-se ao essencial para assim este ser mais rápido e ter apenas a correr o que realmente é necessário e essencial.

 

Windows 10 desempenho rápido utilizadores aplicações

 

Para ver que apps estão a arrancar com o Windows 10, devem abrir as Definições e depois escolher Aplicações. No separador Arranque vão ver quais estão presentes nesse momento. Só precisam de desligar o interruptor para que não voltem arrancar.

 

3 – Não relance as apps no arranque

 

Uma das funcionalidades do Windows 10 para se tornar mais rápido no arranque é ter uma lista de apps em uso e dos seus dados. Estas estão prontas para serem relançadas assim que o sistema volte ao ativo, ganhando tempo ao utilizador.

 

Windows 10 desempenho rápido utilizadores aplicações

 

Claro que nem sempre não necessárias e podem ser desativadas. Acedam a opção Contas nas Definições e depois ao separador Opções de início de sessão. No final vão encontrar a zona Reiniciar aplicações e Privacidade. Todas as opções podem/devem ser desligadas.

 

4 – Apenas algumas apps em segundo plano

 

Quando não estão a ser usadas, as aplicações devem ser paradas e deixar de consumir recursos. Este deveria ser o comportamento normal, mas por vezes muitas ficam pendentes e a aguardar ser usadas.

 

Windows 10 desempenho rápido utilizadores aplicações

 

Podem controlar essas apps e definir quem fica a aguardar. Nas Definições, na área Privacidade, encontram o separador Aplicações em segundo plano, quase no final. Aqui dentro têm a lista das apps que podem ficar em segundo plano. Escolham quais as realmente úteis e desliguem as restantes.

 

5 – Remova as apps que não vai usar

 

Por fim, e este é um dos mais repetidos conselhos do Windows, temos a eterna limpeza do Windows 10. Todas as apps que não fazem falta podem e devem ser removidas. Para além de mais limpo, ganham espaço essencial de armazenamento.

 

Windows 10 desempenho rápido utilizadores aplicações

 

Para realizar esta limpeza, devem abrir as Definições e escolher Aplicações. No separador Aplicações e funcionalidades têm a lista de apps e só precisam de escolher e depois carregar em Desinstalar.

 

Claro que há muitas mais medidas simples que os utilizadores podem tomar para melhorar ainda mais o Windows 10 e dar-lhe uma performance maior. Estas são quase essenciais e fáceis de implementar por qualquer um, mesmo os utilizadores menos experientes.

 

Enjoy Evolution

Inicialmente desenvolvendo sistemas de gestão empresarial, evoluiu posteriormente para a implantação de soluções completas na área de TI. Nos dias de hoje, presta todos os serviços necessários para análise, implantação, acompanhamento, suporte e desenvolvimento do processo de informatização das empresas.

©2020 Enjoy Evolution. All Rights Reserved.